“Jardins da Sauna” do Clube Náutico vencem o Primeiro Concurso Latino-americano de Jardins
As belezas do Clube Náutico continuam conquistando reconhecimentos internacionais! Após o projeto paisagístico do clube ser selecionado para a 11ª Bienal Internacional de Arquitetura Paisagista de Barcelona, agora os “Jardins da Sauna” venceram o Primeiro Concurso Latino-americano de Jardins, organizado pelo Festival Internacional de Arquitectura y Paisaje (FIPA).
Sob a responsabilidade do Engenheiro Agrônomo, Luiz Matthes/Licuri Paisagismo, o projeto paisagístico do Clube Náutico Araraquara sempre foi motivo de orgulho e encanto para todos os associados, como afirma o presidente do Clube, Fernando Rugno.
“É com grande alegria que recebemos mais esta notícia! A paisagem do Náutico sempre encantou os associados e convidados pela sua beleza e pela harmonia de sua composição, unindo desenvolvimento e preservação. E esta marca se observa no Conjunto de Saunas, onde uma infraestrutura única é realçada por jardins repletos de cores e vida. Com mais esta conquista, reforço meus agradecimentos ao compromisso de cuidado e carinho que nossos associados e colaboradores possuem pelo nosso clube, que é um verdadeiro paraíso para todos nós”, ressalta o presidente do Clube.
A premiação
O Concurso Latino-americano de Jardins é organizado pelo Festival Internacional de Arquitectura y Paisaje (FIPA) com o objetivo de “resgatar na memória latino-americana o jardim como expressão de nossa cultura, entendendo que todos os povos latino-americanos em nossa riqueza e diversidade cultural têm muito em comum. O Júri considerou que a América Latina tem uma identidade cultural que se reflete em suas regiões e na biodiversidade de muitos dos países que a compõem e isso deve ser um motivo de orgulho para os que nela habitamos.”
Sobre os Jardins da Sauna do Clube Náutico, a premiação afirma que “o projeto apresenta um desenho claro, proporcionado, rico em recursos naturais e arquitetônicos. É um reflexo claro do seu contexto natural, e o reinterpreta fazendo uso excepcional da vegetação sob elementos de composição equilibrada e contundente, valendo-se de texturas, ritmo, volume e cor. Ambientes e microclimas são criados para fornecer uma diversidade de usos, visões e experiências. O manejo da vegetação é notável e resulta não em um jardim, mas em vários espaços que se integram à paisagem. Tanto pelo design, como pela qualidade de execução e apresentação, o Jardim da Sauna foi eleito o vencedor do concurso”.
Saiba mais sobre o Concurso Latino-americano de Jardins acessando www.facebook.com/FestivaldelPaisaje ou pelo site: www.festivaldelpaisaje.org.

Foto: Bruna Moreschi