Meio Ambiente

A sede de campo do Clube Náutico ocupa uma área superior a 270 alqueires, sendo mais de 150 alqueires de reservas florestais. O cerrado protegido pelo clube abriga dezenas de espécies de mamíferos, centenas de aves e répteis. Algumas espécies preservadas pelo clube correm risco de extinção.

Por ser o habitat natural de diversos animais silvestres, a entrada de animais de estimação no clube não é permitida (conforme Art. 18 do Regimento Interno).

Biólogos de renomadas universidades brasileiras desenvolvem pesquisas junto à fauna e flora do local. O clube desperta o interesse até mesmo de pesquisadores internacionais.

Os belos jardins que compõem o parque paisagístico do Náutico concentram uma das maiores coleções de flores, plantas ornamentais e palmeiras. Há cerca de cem espécies diferentes de palmeiras, originárias do México, Antilhas, Filipinas, China, África e Índia. São mais de três mil exemplares. Algumas espécies são nativas da área de cerrado do clube.

O trabalho apresenta influência do saudoso artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Veja a Galeria de Fotos de Espécies da Fauna e Flora do clube.